quarta-feira, 14 de agosto de 2019

COMEC diz para os vereadores de Piraquara que precisam de terreno para novo Terminal Metropolitano de Piraquara

O presidente da Comec Gilson Santos, e o Diretor de Transporte Willian Correa, participaram, na manhã nesta terça-feira (13), de uma sessão na Câmara de Vereadores de Piraquara, apresentando um dialogo bastante aberto para com os vereadores e munícipes piraquarenses.



Santos  falou sobre a nova fase pela qual a autarquia está passando. “Vivemos um momento importante, onde o Governador Carlos Massa Ratinho Junior reconhece a importância da Comec e nos deu um voto de confiança para que possamos resgatar o protagonismo do órgão. O movimento mais simbólico neste sentido foi a mudança da sede da Comec para o Palácio das Araucárias, onde estão concentradas algumas das mais importantes secretarias de Estado, inclusive, a Sedu, nossa secretaria mãe”.

“Ao mesmo tempo, estamos tendo a oportunidade de resgatar importantes projetos para a Região Metropolitana de Curitiba, que infelizmente estavam engavetados, como a continuação da PR-423 e os projetos de quatro parques, um deles inclusive, aqui em Piraquara”, destacou Gilson Santos.

O presidente ainda falou sobre o trabalho da autarquia na elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI da RMC e a finalização de obras remanescentes da Copa do Mundo de 2014.

Santos falou aos vereadores que já tem verba para a construção de um Novo Terminal de Ônibus em Piraquara e que está na dotação orçamentária de 2019, e que depende de tratativas com a Prefeitura do Município de Piraquara para a aquisição de um terreno onde possa ser construído

Na sequência, Santos passou a palavra ao Diretor de Transportes da Comec Willian Correa, que falou sobre as ações que estão sendo estudadas pela autarquia na área da mobilidade urbana. “Piraquara será nossa cidade piloto em um importante projeto para a Região Metropolitana, que é a implementação de uma integração temporal. Permitindo que o usuário troque de ônibus, por um período de tempo determinado, sem a necessidade de pagar uma nova tarifa. Os estudos ainda estão sendo realizados, mas estou otimista quanto aos resultados. Além disso, estamos estudando um importante conexão entre Piraquara e São José dos Pinhais – estudo este que inclusive já vem realizando seus primeiros testes, e a construção de um novo terminal para Piraquara, uma antiga e importante demanda da população local”.

A Integração Temporal que destacada por Willian é a da Vila Macedo com Piraquara, hoje os moradores alem viaduto tem maior facilidade em buscar o comercio de Pinhais e Curitiba do que prestigiarem os da sua própria cidade, ainda por essa atual facilidade de deixar Piraquara do que permanecer nela transferem suas necessidades de atendimentos públicos para outros municípios.

Willian destacou ainda estudos visando melhorar o atendimento na Vila Macedo e Vila Militar, e a entrega, ainda neste segundo semestre, de 05 novos ônibus articulados para reforçar o atendimento no município.

A visita na Câmara Municipal de Piraquara faz parte de um plano de ação do presidente da Comec Gilson Santos, em visitar todos os municípios da Região Metropolitana, e foi amplamente elogiada pelos vereadores locais que destacaram, inclusive, dificuldade em serem atendidos pelo órgão em gestões passadas.

Após a apresentação na Câmara de Vereadores os reapresentantes da COMEC estiveram na Prefeitura de Piraquara onde foram recebidos pelo Secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos Sr. Rafael Batista.

"A Construção deste novo terminal ja é esperada a muito, inclusive a Prefeitura à mais de um ano vem buscando junto a  COMEC e Governo do Estado a viabilização do mesmo. Agora com o avanço obtido a Prefeitura se empenhará em buscar a melhor localização e o terreno necessário que não propriamente será da Prefeitura podendo ser também do Estado ou de Terceiro se assim for necessário" disse Rafael Batista.

Conheça a Opinião de piraquarenses



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião