quinta-feira, 4 de julho de 2019

UPA 24 Horas de Piraquara e a promessa de inauguração para o segundo semestre de 2019

O Piraquarense vem acompanhando a situação deste polêmico tema "UPA 24H PIRAQUARA". Já em 2014 o assunto movimentava as redes sociais e o ambiente politico piraquarense, resultou na inauguração da chamada "Upinha".

O Piraquarense replicou um artigo, que na época foi um dos mais relevantes e explicativos  e retratava uma opinião quase que generalizada entre os munícipes de Piraquara.

Relembrem "UPINHA" (Piraquara) por Rodine Netto em 26 de novembro de 2014 -  "A administração Municipal considera que “há erros de planejamento na construção da UPA 24 Horas e, digamos a verdade, não há sequer interesse de que ela venha a funcionar por motivos muito práticos: como administrar a estrutura da UPA 24 Horas sem penalizar as Unidades Básicas de Saúde?"

Conheça nossa ofertas
Com o passar do tempo entre discussões, anúncios equivocados,  desacertos políticos e técnicos a Prefeitura de Piraquara divulga, em 26 de março 2018, Edital de  Chamamento Público UPA 24 Horas para seleção de uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Saúde - OSS nos termos da lei municipal nº 1.565/2016, que tivessem manifestado interesse em celebrar contrato de gestão com vistas à formação de parceria para fomento e execução de atividades na área de saúde, em especial, gerenciar a Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 horas de Piraquara, em estreita cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos do SUS, na modalidade Concurso de Projetos. E disponibilizou um estudo de viabilidade econômica da unidade elaborado pelo Departamento Administrativo da Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara, com a colaboração dos departamentos de Média e Alta Complexidade, Atenção Básica e Setor de Auditoria e Regulação da Secretaria de Saúde de Piraquara.

Conheça nossos serviços
Durante o andamento desse Certame  se voltou a publicar boatos em redes sociais inclusive nós de O Piraquarense replicamos de forma editada algumas das principais entre elas: UPA 24 horas vejam... piraquarenses a falta de respeito  (Vídeo ) em  01 de setembro de 2018 - "UPA 24 horas da João Leopoldo Jacomel ficou por muitos anos esquecido aí veio as eleições e o prefeito fez uma revitalização nesse UPA 24 horas vejam... piraquarenses a falta de respeito já não basta prometer ... e agora esse total abandono até quando vamos nos deixar levar por promessas mentirosas faço uma pergunta ao senhores... que atitude  vão tomar a respeito dessa situação? (Daniel Pinheiro)".

Pessoas chegaram a dizer que a UPA teria sido inaugurada sem condições de atendimento com cerimônia e tudo,  mas o que ocorria na verdade era a visita técnica pelos interessados em participar do Concurso de Projetos.

Conheça nossas ofertas
O Concurso de Projetos  findou em 07 de fevereiro de 2019 - " ...não compareceu nenhum interessado. Ante ao desinteresse , o Concurso de Projetos nº 001/2018, foi declarado DESERTO, sendo encerrados os trabalhos " (transcrição da Ata da Sessão do Concurso de Projetos 001/2018) . um resultado inesperado, indesejado e decepcionante para a população piraquarense.

Já em sequencia a Prefeitura de Piraquara lança o Edital Concurso de Projetos nº 001/2019  e abriu uma nova perspectiva para o Gerenciamento da UPA 24H Piraquara.

Faça seu pedido
Relembrem em 23 de junho as redes sociais começam a replicar o vídeo (clique para assistir) postado sobre o assunto com  o enunciado "Estou indicando recursos provenientes do Governo Federal para viabilizar o funcionamento da UPA 24 Horas de Piraquara. Hoje estive no município junto com Marcus Tesserolli - Prefeito Marquinhos e a Maristela, secretária de Saúde para anunciar o investimento. Com a inauguração da UPA, prevista para esse ano, tenho a certeza que a população de Piraquara terá um grande salto na qualidade da saúde pública. Além disso, essa nova unidade contribui para desafogar o atendimento na UPA de Pinhais". Mostrando liderança politicas buscando capitalizar em cima da polemica UPA 24H Piraquara.

Em 27 de junho de 2019, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara Reuniram-se a Comissão Especial de Seleção, alguns vereadores, conselheiros de saúde  e a secretária de saúde Sra. Maristela Zanella com o INCS - Instituto Nacional de Ciências da Saúde.para a Sessão do Concurso de Projetos nº 01/2019. Ocasião em que o  INCS - Instituto Nacional de Ciências da Saúde foi a unica instituição a comparecer e se habilitar para a apresentação do Plano de Trabalho e Proposta de Preços  quando da analise destes constatou-se a "falta de Regulamento próprio contendo os procedimentos que o INCS - Instituto Nacional de Ciências da Saúde adotaria  para contratação de obras e serviços, bem como para as compras com emprego de recursos provenientes do poder público". Que a quantidade minima de pessoal (funcionários) estabelecida em Edital não foi atendida. E o valor mensal proposto foi  de R$ 844.353,05 (Oitocentos e quarenta e quatro mil, trezentos e cinquebta e três reais e cinco centavos (informado pela Ata da Sessão do Concurso de Projetos nº 01/2019).

Fotografe suas festas
Diante de uma unica entidade propositora "a comissão decidiu abris prazo de oito dias úteis pra a correção e adequação do Plano de Trabalho e Proposta de Preços" (informado pela Ata da Sessão do Concurso de Projetos nº 01/2019).

O Piraquarense, após contato com algumas pessoas que participaram dessa Sessão e postaram informações preliminares nas redes sociais, postou em sua pagina de Noticias de Piraquara, relembrem UPA Piraquara poderá ser inaugurada nos próximos dias., em 28 de junho de 2019 -  "Contrato tem valor aproximado de R$ 10.128.000,00 (dez milhões cento e vinte oito mil reais) por ano".

A  Sessão do Concurso de Projetos está agendada para o dia 10 de julho de 2019, e O Piraquarense voltará  a informar a população Piraquarense o que lá vai acontecer.  Aguardem!

As referencias estão lincadas com as citações no texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião